A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), organização mantida pela iniciativa privada e responsável pela venda de passes para ônibus no município, comemorou 31 anos em 25 de agosto. A Transurc é uma entidade que reúne as cinco concessionárias que operam o transporte na cidade, a VB Transportes e Turismo, Itajaí Transportes Coletivos, Onicamp Transporte Coletivo, Expresso Campibus e Coletivos Pádova.
A nossa responsabilidade é operar o sistema de bilhetagem eletrônica, a venda de passes de ônibus e QR Code (código de barras bidimensional que permite o embarque), além de representar as associadas na Comissão de Julgamento de Infrações e Penalidades.
31 ANOS:
A Transurc foi fundada no dia 25 de agosto de 1987 e, nesses 31 anos, ela tem realizado constantes investimentos em tecnologia, em segurança e no atendimento ao público. Atualmente, a associação é referência nacional e internacional no sistema de bilhetagem eletrônica.
A prestação de serviços é tão essencial à população campineira que muitos imaginam a Transurc como um órgão público. “Acredito que muitos se confundem porque antes. quem vendia passes, era a Prefeitura, por intermédio da Emdec. Outra confusão é achar que a associação tem ônibus, mas quem os possui são as empresas associadas”, explica Armando Damaceno, diretor executivo da entidade.
A Transurc começou a comercializar passes de ônibus após a mudança ocorrida no dia 1º de agosto de 1995, por determinação do decreto n. 11.909, de 31/7/95, e da lei n. 8.244, de 1/1/95. A intenção era que o sistema de venda de passes e o sistema de transporte fossem modernizados.
A Transurc então implantou um departamento dedicado ao atendimento de usuários do transporte coletivo na Rua Barata Ribeiro, nº 316, no bairro Guanabara. A sede foi transferida para a Rua 11 de Agosto, nº 757, em julho de 2003.
A Transurc inovou. Os bilhetes de papel foram trocados por cartões magnéticos em novembro de 1997. Em maio de 2006, implantou a integração temporal, mecanismo que permite utilizar três ônibus no período de duas horas. A primeira integração é feita de forma gratuita e a segunda integração tem o valor de R$ 0,40. Hoje, quem utiliza o Bilhete Único Comum, além de fazer a integração, ainda compra a tarifa com desconto.